História

A. A. Francana

A Associação Atlética Francana foi fundada no dia 12 de Outubro de 1912 e, atualmente, é considerada patrimônio social, cultural e esportivo de Franca. Em seus pouco mais de 100 anos de história, a Veterana se tornou uma grande paixão de toda a população da cidade e tem torcedores espalhados por todo o Brasil.

A trajetória da Francana no futebol teve grandes momentos. Após inúmeras conquistas no futebol amador, o time estreou no profissional em 1948, com um elenco considerado até os dias de hoje o melhor de sua história. Foi nessa época que os irmãos Luizinho e Tonho Rosa (considerados os melhores jogadores da história da Francana) se consagraram com o manto esmeraldino. No primeiro ano de disputa da Intermediária, que reunia todos os clubes do estado com exceção dos clubes da capital, a Veterana ficou na terceira colocação.

Em 1977, a Francana conquistou o acesso para primeira divisão do Campeonato Paulista. No dia 4 de dezembro daquele ano a Veterana venceu o Araçatuba por 2 a 0, em um Lanchão (estádio local) completamente lotado, e o time liderado por jogadores consagrados como Assis, Geninho e Marinho fez a alegria de toda a cidade. No dia seguinte, o então prefeito de Franca Maurício Sandoval Ribeiro, decretou feriado municipal para festejar a conquista.

Entre 1978 e 1982, o clube se manteve na elite do futebol paulista e obteve vitórias históricas contra São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos. Em 1996, a Francana conquista o vice­campeonato da série A3 e retorna à série A2. Em 1997 a Francana disputou o Campeonato Brasileiro da Série C e alcançou uma honrosa 3a colocação.

No início do novo século, em 2002, a Francana foi vice­campeã do Campeonato Paulista da Série A­2 e nos anos seguintes também disputou a Série A­3 do Estadual. Atualmente a equipe passa por uma reformulação na sua área administrativa, com o objetivo de dar mais credibilidade, transparência e, assim, reestruturar o seu time profissional e suas categorias de base.

Desta forma a Francana vai buscar retomar o caminho de vitórias e conquistas na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista em 2017.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful